![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhttyuFqVzC8nkboQ1GcTnu3fc_EeO08ajxOPmMxsNP4QVr6hyphenhyphenDMlRqWhwqVbnAeTicLCNjCjmncCsQJMsNnc7SHAQizY4C1ulFxlbm4Yk1g04CVUTnNp7qZ_QJaZzi-_uZT31SXXq3LNQa/s320/bannerpune.jpg)
Estima-se hoje,que Goiânia tenha dez animais para cada família.
Sabemos que nem todas as famílias tem sequer um animal.Onde estão eles então?
Ruas,abrigos,centro de zoonoses.São por onde vagam essas vidas frágeis,vulneráveis.
Nas ruas eles vivem ao relento,com fome,medo,frio,contraindo zoonozes e disseminando
zoonozes.Não muito raro,grupos de voluntários,ongs e anônimos, pegam alguns levam para casa,tratam suas doenças fisícas,pscológicas e emocionais e lhes dão uma nova chance,uma nova oportunidade,uma nova vida.
Outros que não tem a mesma sorte,continuam no frio,sendo chutados,morrem atropelados,espancados e até se tornam objeto de diversão para alguns.
Ou acabam sendo recolhidos pelo Centro de Zoonozes(a carrocinha).
E o que acontece lá?
Os animais ficam por três dias esperando que seu proprietário reclame seu desaparecimento.Não havendo essa procura,então são selecionados os que tem perfil para adoção,sadios e entram para o programa de castração.São esterilizados e posteriormente postos à adoção.
O Centro de Zoonozes é um centro de recolhimento de vários animais,então torna-se grande foco de doenças,quanto mais tempo um animal permanece lá,maior são as chances de contrair uma doença.
E os animais de porte grande?E os que tem doenças tratáveis ou controláveis?
SÃO SACRIFICADOSO centro de zoonozes não tem condições de tratar os animais que chegam doentes.Protetores e ongs não dão conta da grande demanda.Pessoas tem preconceitos.E então o corredor da morte é o último "alento" para essas vidas.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiTE7WxenEADGDtrlALs8E7Npc2uqpzt6zouJhVXhzFBjRXXQcHeoya9qN9UHShEsSZ1T6wj2aOyVK9ZodsMtryg1jo6gizD-k3TcBootHj1zQ_tDwO2Uizps0Fm3Vzp1dScykt8ruIAMxG/s320/OgAAAH2bJJntKj3_UlF878P0WyO5BkRBAmNozZah0IqtUdKbPRcjHKHOKNi3xgghchRsuiHqoEyzwLsFfclyNVPcfGsAm1T1UA31w_DJA9lxvn1wmkXbhyqHa3sK.jpg)
Mas onde começa e onde termina o problema?
O problema na falta dos cuidados básicos e termina quando eles são aplicados:
- Planejamento na hora de adquirir um animal:Espaço,despesas,tempo de vida
- Prevenções: Vacinas,vermifugos e esterilização(injeções causam câncer nas fêmeas)
- Identificação:O ideal é que todo animal tenha uma placa de identificação nome/tel
- Tempo:Nunca solte seu animal na rua,passeie com ele conduzindo-o por uma guia
A adoção responsável é muito importante para a saúde pública, pois reduz o risco de transmissão de doenças dos animais (zoonoses) para a população.