![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhUNUeZPVg2QX4d4XUWqtnEjD5CXiAc0-j3-c92-xeIoW_ogJayZznnbp94Ua-Lh2O4NVETpezN9OKky2RQjgyYhiQ5NbVe7QxZJwKW4fM-QljXW62ObD75rMaFIEc3o4NDUzP3_1hKCqln/s320/OgAAAFxb4mjOuVPx8qXIUfpwiMezsFRQvGtOSmqY7wDr7xQOkbm13PHIOg7eXT0mTbOtfYzrI_HktdPHogzQMY6HuHAAm1T1UAg2_fEVAFvciLrh-xS3mH5-1Ghb.jpg)
O cio incomoda a cadela, os responsáveis e às vezes os vizinhos. A cadela perde sangue nos primeiros dias pela vulva que parece inchada. Logo depois começam os dias em que ela pode conceber. Todos os machos da vizinhança vêm nos visitar e marcam tudo ao redor com seu perfume. Nem pensar em sair de casa com a cadela no cio! A maioria das cadelas nem tem pedigree, menos ainda são campeões de beleza para procriar, mas elas e os namorados sempre acham caminhos para se encontrar e dois meses depois encontramos nos diante do milagre de vida nova. Logo depois da primeira emoção perguntamos "para onde com os doze filhotinhos?"(média anual)
Quem quer evitar que mais e mais cachorrinhos miseráveis, famintos e sofridos habitem nosso planeta pode escolher entre várias possibilidades:
Deixar castrar sua cadela. A castração evita definitivamente que a cadela entre no cio. É uma solução cara, mas em comparação com o sofrimento de inúmeros "filhos", "netos" e "bisnetos" maltratados na rua ou sofrendo com responsáveis cruéis, este sacrifício vale a pena. Associações de proteção aos animais e universidades com o curso "Medicina Veterinária" muitas vezes oferecem castrações por preços relativamente baixos.
Pode-se evitar o cio também com injeções, mas elas apresentam efeitos colaterais. Podem provocar câncer, por exemplo. Vários animais em que somente uma vez foi aplicada a injeção, apresentaram pus no útero.
Existem pílulas para adiar ou interromper o cio, mas elas não resolvem o problema para sempre. Muitas vezes não funcionam ou prolongam o cio.
Quem não quer castrar, nem ajudar com remédios, deve prender a cadela durante o cio num lugar seguro e firme. Cuidado! Cães inventam de tudo para se encontrar com o seu parceiro amoroso!
Se ela entrou no cio e achou um namorado, podemos dar uma injeção abortiva, para que não tenha filhotes. Esta injeção prolonga o cio, desequilibra os hormônios e pode ser dada somente uma vez por cio. O seu veterinário pode ajudar neste caso.
Caso sua cadela seja nas exposições dos grandes clubes campeã de beleza e tenha um temperamento maravilhoso, pode-se pensar em criar com ela. Procure pelos clubes um macho adequado, que também seja campeão e apresente um temperamento ideal. O macho de seu vizinho ou da sua cunhada pode ser bonitinho, mas o que vale é somente o melhor macho disponível, mesmo que custa caro o acasalamento! Quem não possui os meios adequados, não deve criar. Queremos criar consciente e responsavelmente, jamais para obter lucro ou para mostrar aos filhos o milagre do nascimento. Criar cães ou custa caro ou é mal feito! Quem tira lucro de criar cães, certamente está ganhando em cima do bem-estar dos animais.
Vale à pena esclarecer também que a castração para cães e gatos machos,diminui os hormônios que em consequencia,acalma cães fujões,demarcação de territórios(xixi prá todo lado) e disputa de espaço com outros machos,o que é muito bom para evitar brigas
Nenhum comentário:
Postar um comentário